ECFDR abre Oficina de Expressão Corporal em maio

A partir de 4 de maio, o Espaço Cultural Forró do Rio oferece mais um curso. A Oficina de Expressão Corporal será ministrada pelo bailarino e coreógrafo Dudu Gomes aos sábados das 11h às 13h e trabalhará técnicas a serem aplicadas nos mais diversos estilos de dança, das populares ao contemporâneo, ou seja, um curso que vai mexer com todas as possibilidades de movimentação do corpo.

Ao experimentar esses movimentos variados, serão levados em consideração as mudanças de velocidade, ritmo e desenho no espaço; e através desta pesquisa, o alunos será capaz de selecionar gestos e movimentos recriando-os e mantendo as características individuais, da dupla ou mesmo do grupo, aceitando a natureza de cada um.

Toda a aprendizagem da dança pode encontrar sua mais alta expressão prática no trabalho coreográfico. Cada artista tem sua marca corporal. Esse é o objetivo da oficina: cada um trabalhar sua própria personalidade em novas experiências corporais, não se prendendo a nenhuma modalidade específica, utilizando um pouco de cada arte: o teatro, a música, o corpo, os espaços não explorados. Experimentar diversos tipos de movimentos do cotidiano, revelar novas ações e partituras corporais físicas, sem perder o senso crítico e humano, desconstruindo, refletindo seus próprios atos.

A oficina é voltada para professores, alunos de dança ou pessoas interessadas em desenvolver consciência corporal com base na música.

Objetivos gerais da oficina:

  • Realizar aulas de dança aliadas ao trabalho de conscientização corporal por meio de exercícios práticos que estimulem a criatividade, o reconhecimento das estruturas corporais, a noção de indivíduo e trabalho em dupla como a disciplina, a postura, a coordenação motora, a explosão e a leveza corporal, o trabalho de contagem, entre outros.
    Aprimorar valências físicas como: força, coordenação motora e alongamento.
    Apresentar ao aluno oportunidades diversas de vivenciar a dança, para que seu corpo e sua mente possam apreciar e incorporar diferentes estilos e, principalmente, para que tenha entendimento de que a dança é diversa, como diversa é a natureza as aulas devem compreender tanto as linguagens da dança como um todo.
    Estimular a apreciação estrutural e corporal de cada um, e a reflexão das diversas formas e expressões da dança.

As aulas têm início no dia 4 de maio e serão realizadas todos os sábados, das 11h às 13h, no Espaço Cultural Forró do Rio, na Rua do Riachuelo 13, sobrado, na Lapa (RJ); a metodologia aplicada permite que o aluno ingresse a qualquer instante no curso.

***

DUDU GOMES atualmente é coordenador de artes e professor no Instituto Stimulu Brasil (Galpão Aplauso).