NOSSA CAMINHADA

Um grupo de amigos amantes do forró pé-de-serra lançou no fim dos anos de 1990 uma forma diferente de dançar: juntando o ritmo nordestino ao alinhamento de danças clássicas como o balé. O estilo conquistou os cariocas que hoje dançam a noite inteira ao som forró em diversas casas noturnas da cidade. E foi nessa pegada que nasceu o Forró do Rio – a única companhia de dança do Rio de Janeiro voltada somente para os ritmos nordestinos, com atenção especial ao forró pé de serra.


[No vídeo, Luiz Henrique de Paula fala sobre o Forró do Rio]

Em 2015, o Forró do Rio chega a uma nova fase. Atuando como empresa principalmente na área de ensino, cresce torna-se o Grupo Cultural Forró do Rio, ultrapassando as barreiras da sala de aula e, junto com professores, bolsistas e alunos, promovendo eventos e shows de dança e música e participando de apresentações em espetáculos culturais/comerciais.

Atualmente são quase dez professores de forró que tem suas raízes no Forró do Rio. Além da cidade do Rio de Janeiro, a nossa marca chegou à Juiz de Fora, em Minas Gerais, e também na Europa, onde nossos professores têm grande prestígio nos workshops e festivais realizados por lá. As aulas do Grupo Cultural Forró do Rio são ministradas em algumas academias de dança no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. A dinâmica compõe passos da dança, mas insere também noções de ritmo e da história do forró, buscando o envolvimento dos alunos com a cultura nordestina.

Além da dança e da música, o Grupo Cultural Forró do Rio procura ser parte da vida das pessoas, agregando amigos e conversas, sorrisos e alegria, diversão e amizade. Nosso ideal é construir laços entre nós, nossos alunos, nosso público e a arte nordestina, queremos formar uma família tão apaixonada pelo forró quanto a gente.